“Senado vai retomar Agenda Brasil”, diz Renan

1606f20

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou a retomada da “Agenda Brasil”, um conjunto de projetos para alavancar o crescimento econômico e aumentar a segurança jurídica. A iniciativa é do senador Renan Calheiros. A proposta está dividida em três áreas: melhoria do ambiente de negócios e infraestrutura, equilíbrio fiscal e proteção social. “A Agenda Brasil foi feita a partir de propostas que já estavam tramitando no Senado Federal. Mais de 20 delas já foram aprovadas”, destacou Renan.

O presidente do Senado lembrou que quando foi anunciada no ano passado, a iniciativa sofreu com a morosidade imposta pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que se recusou a colocar os projetos da agenda Brasil em pauta. “Com esses episódios da Câmara, eu tenho uma esperança grande de que agora os deputados vão apreciar os diferentes pontos dessa agenda”, disse.

Renan Calheiros defendeu que dentro da Agenda Brasil sejam apreciados o teto de gastos do governo; o reajuste salarial dos servidores públicos para que dessa forma, sejam criadas as condições de avançar a economia.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ainda que é muito importante ouvir o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. “É importante que o ministro venha aqui, porque se você concede um reajuste de R$ 70 bilhões, você perde referências. A mesma Receita Federal que ontem silenciou a favor do reajuste, estava aqui preocupada com a repercussão para a pequena e microempresa de R$ 800 mil. É preciso ter critérios, o mínimo de planejamento e engajar o Meirelles nessas conversas. A participação dele é fundamental para que a gente possa continuar a trabalhar”, defendeu Renan.

Governabilidade

O presidente do Senado, Renan Calheiros, também comentou a questão da governabilidade. O parlamentar alertou que é preciso criar condições para viabilizar o governo do presidente da República, em exercício, Michel Temer. “Não há nada posto contra o Michel Temer. O que está posto para o Brasil é o Michel Temer. Então é em torno deste governo provisório, provisório sim, que nós temos que criar uma agenda e ajudar na estabilização da economia”, enfatizou.

Renan Calheiros salientou que propôs ao presidente da República, em exercício, Michel Temer, a criação de uma parceria entre Legislativo e Executivo para fazer um inventário das obras inacabadas no Brasil. “Vocês não têm ideia do que significa esse cemitério de obras inacabadas no Brasil. Foram recursos públicos empenhados em obras que, por diferentes motivos, foram abandonadas.. É preciso que nós tenhamos responsabilidade fiscal para votarmos, aqui no Congresso Nacional, uma lei que garanta que não se inicie nenhuma obra nova sem que a anterior seja concluída”, defendeu Renan.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que vai receber o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para definirem a pauta econômica na próxima semana. “Nós vamos jantar na Residência Oficial do Senado para que a gente possa aprofundar essa conversa”, finalizou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263