RENAN ELOGIA PROJETO DE MINERADORA EM ALAGOAS

O senador Renan Calheiros está ajudando a consolidar investimentos de R$ 1 bilhão, em Alagoas, por causa da exploração das jazidas de cobre e minério de ferro encontradas no agreste do estado. O senador intermediou uma audiência entre o representante do consórcio empresarial, Carlos Bertoni, e o Presidente da AMA, Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, com o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão.

O Ministro Lobão conheceu os detalhes do investimento que receberá recursos inclusive do Canadá. E se comprometeu a dar toda a atenção ao trâmite técnico normal dentro do Ministério. Segundo o senador, o Ministro se dispôs a visitar o estado na primeira quinzena de maio, para ver de perto o que já está sendo feito.

“Neste momento de forte crise mundial, não podemos perder oportunidades de investimentos, ainda mais quando eles acontecem em regiões que possuem grandes carências, como o agreste alagoano”, afirmou Renan.

O Projeto Serrote da Laje, da Mineração Vale Verde, é considerado fundamental para o desenvolvimento de Alagoas. Depois um mapeamento geológico no solo alagoano, foram confirmadas jazidas expressivas de cobre e de ferro, que vão ser exploradas pela mineradora.

O projeto abrangerá pelo menos 15 municípios do agreste, com uma mina a céu aberto e plantas de beneficiamento que devem processar mais de 40 mil toneladas por dia de minério.

Mas, para sustentar tamanho investimento, será necessária a construção de uma subestação de energia elétrica, que se utilizará da linha de transmissão que vai de Xingó a Messias.

Assim, a energia gerada pela CHESF, que antes simplesmente passava pelas linhas de distribuição do estado, num total de 570 gigawatts/ano, vai poder ser levada para Arapiraca e diversos municípios do sertão.

O projeto vai gerar dois mil empregos diretos e aproveitar a mão-de-obra local na construção e operação. Será feito um acordo com o SENAI e com a UNEAL, a universidade estadual, para o treinamento e a formação dos trabalhadores.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263