Renan faz balanço no avanço das leis que protegem a mulher

“Dentre todas as iniciativas adotadas por este Senado da República para assegurar igualdade carrego comigo, para o resto da vida com orgulho indescritível, a Lei Maria da Penha, aprovada durante minha primeira gestão à frente desta Casa”, declarou o líder do PMDB e do Bloco da Maioria, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no discurso proferido em plenário para homenagear o Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta quarta-feira (8), durante sessão solene do Congresso Nacional na 16ª edição do Prêmio do Diploma Bertha Lutz.

Com entusiasmo, o líder peemedebista falou que o Senado Federal, nos últimos anos, vem dando sua contribuição à luta das mulheres pela igualdade e direitos de cidadãs, por meio de propostas legislativas de grande relevância, com as quais se associa com orgulho.

“Temos normas consolidadas que se traduzem em conquistas inegáveis, tais como a Lei que tipifica o feminicídio; a regulamentação da profissão de empregada doméstica que igualou os direitos trabalhistas; a lei que assegura às mulheres a reconstituição da mama após a cirurgia de câncer pelo SUS; a lei que agrava as penas para o crime de estupro; o Estatuto da Juventude que melhora a proteção legal das jovens brasileiras, entre tantas outras”, fez questão de citar exemplos, o senador Renan Calheiros.

A criação da Procuradoria da Mulher, órgão permanente da instituição que, de acordo com o senador, é um marco relevante e um importante espaço destinado a debater a questão feminina e a construção de uma sociedade mais igualitária, impendentemente do sexo.

Apesar de reconhecer os avanços, o senador lamentou o déficit de mulheres na política e enfatizou que a presença feminina no Congresso Nacional é necessária. “Em todo o Brasil, as mulheres ocupam menos de 10% das prefeituras, e apenas 12% dos vereadores são do sexo feminino. Na Câmara Federal temos apenas 44 mulheres no rol de 513 deputados. E no Senado, com 81 componentes, temos tão somente 13 mulheres”.

Para Renan, a baixa representação política das mulheres brasileiras está na contramão do protagonismo feminino. Entretanto, na última eleição municipal, Alagoas elegeu 21 mulheres de vários partidos. E dos 38 prefeitos eleitos pelo PMDB diretamente, 10 são mulheres. “Um universo de 26% é um número ainda longe do ideal, mas ele é alvissareiro porque acena para o futuro”, comemorou o líder do PMDB.

Ao concluir o discurso, o senador alagoano disse seu Estado, que em 2017 comemora os 200 anos de Emancipação Política, reverencia grandes figuras femininas que fizeram por merecer seu lugar na história.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263