É assim que a roda anda

Nem tudo que dá certo nos EUA dá certo no Brasil. Aprendi essa lição logo que cheguei. Lá, tem segurança jurídica, garantias coletivas e individuais. Se o promotor, procurador ou juiz investigar agentes políticos apenas para afetar-lhes a reputação, desgastá-los na sociedade ou dificultar sua eleição, é condenado e perde seu cargo. Lá, existe lei de abuso de autoridade – que é o único meio para punir essa gente que abusa. Lá, há direito de defesa irrefreável. Não prendem para investigar, delatar, não chantageiam ministros. Aqui, nada disso acontece. E a cada dia, como se diz lá no Nordeste, é assim que a roda anda: é pau de baixo, pau de cima e pau de banda.
O presidente do STF, Dias Toffoli, tem absoluta razão – por isso apresento aqui meu aplauso. A legalização do lobby, nestes tempos áridos, será o novo nome do caixa 2, e meio para o poder econômico continuar se apoderando da política.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263