O barraco de Campos Salles

Hoje Sarney me lembrou – por essas coisas gosto tanto de conversar com ele – que logo depois de nossos antepassados alagoanos (Deodoro, Floriano e Hermes de Fonseca, sobrinho de Deodoro que como ele foi monarquista, tornou-se republicano e depois seria presidente) proclamarem a República, Campos Salles, que estava ministro da Justiça, protagonizou um barraco na reunião ministerial. Chegou a defender, publicamente, a necessidade de fraudar as eleições.
Por que ele imaginou e defendeu isso? Porque os republicanos não tinham o apoio das ruas, a monarquia continuava forte no povo. Campos Salles queria o voto aberto. Mas os chefes políticos, os oligarcas, eram monarquistas, e antes de qualquer coisa a República necessitava de suas adesões, já que o voto aberto era colocado em envelopes com cédulas, distribuídas por eles.
Para apressar a mudança de um regime para o outro, se fosse necessário, eles faziam intervenção estadual. Houve estado em que fizeram oito ou nove intervenções seguidas. Nessa confusão, portanto, era preciso escancarar o voto.
Qualquer semelhança com a atualidade – projeto de resolução e agora pedido de liminar no STF – é mera casualidade.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263