Subvenção da cana-de-açúcar: Renan cobra do Governo

2905f4

Durante a sessão desta quinta-feira (28), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou aos senadores a presença de fornecedores e produtores de cana-de-açúcar no Plenário. Eles vieram saber a resposta do Governo Federal sobre o repasse da subvenção destinada ao setor. Renan informou que o Governo não fez o último repasse.
Segundo o presidente Renan , nos últimos anos, em função das condições climáticas, da baixa produtividade e da pouca competitividade com as outras regiões, o Governo Federal adotou como política industrial de incentivo uma subvenção para os fornecedores de cana. Essa subvenção chegou a 187 milhões de reais, após a inclusão do estado do Espírito Santo.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse ter testemunhado o empenho do presidente do Senado, Renan Calheiros, e o de outros parlamentares do Nordeste na negociação que foi feita com o Governo, no final do ano passado, para conseguir essa equalização da produtividade. “Isso já foi concedido e liberado em anos anteriores e, efetivamente, o Governo está devendo, desde o final ano passado, a liberação desses recursos. É um compromisso do Ministério da Fazenda priorizar essas liberações. Dou testemunho porque estou participando diretamente dessas negociações”, disse Jucá.
O presidente do senado, Renan Calheiros, pediu para ouvir o líder do governo, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), para saber se há, junto ao ministério da Fazenda, um sinal para essa liberação. O senador Delcídio respondeu que a subvenção destinada aos produtores de cana-de-açúcar é um tema que o Governo tem discutido muito. “Eu não tenho dúvidas, não só como líder, mas como senador da República, de que trabalharei intensamente junto ao Ministério da Fazenda, porque o etanol é uma grande vitória da matriz energética brasileira e uma tecnologia que o Brasil desenvolveu que nós não podemos perder. Eu sou um soldado principalmente nessa determinação de resgatar efetivamente o segmento de etanol e açúcar, fundamental para a matriz energética brasileira e pra nossa economia”, defendeu Delcídio.
Para o senador José Agripino Maia (DEM-RN), a observação trazida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, sobre a equalização dos repasses aos setores produtores do etanol é fundamental e oportuna. “Se há uma matéria que reúna os interesses das bancadas, de todos os estados e de todos os partidos, é a questão do repasse das subvenções aos setores produtivos. É importante, na hora em que se votam as medidas provisórias, aquilo que V. Exª faz como presidente da casa, solicita a manifestação do líder do Governo, o qual possui claríssima influência e, que movido no sentido de trabalhar pela equalização, dará a garantia de que aquilo que estamos votando vai ter sequência. Eu fico feliz em saber do engajamento do senador Delcídio em torno desse assunto que é muito importante. Se buscamos competitividade e manutenção de empregos, esse é um assunto que não é um fio desencapado, mas matéria quentíssima e que merece toda a nossa atenção. Existe produção de etanol no país inteiro e tanto há indústria, como há muito emprego em todo o Brasil”, argumentou o senador Agripino.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263