Senadores parabenizam Renan por promover encontro entre parlamentares e governadores

2105f300

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (20), senadores parabenizaram a iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de promover um encontro entre parlamentares e governadores dos estados e do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (20).
O senador Edison Lobão (PMDB-MA) foi um dos que felicitou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Quero cumprimentar vossa excelência pela feliz iniciativa de reunir, aqui no Congresso Nacional, os governadores de estado e os líderes partidários para esta reunião de retomada de uma consciência em favor do novo Pacto Federativo”, disse Lobão.
Segundo o senador Edison Lobão, não é novidade para ninguém que o pais vive um momento de dificuldades econômicas e que é uma ilusão grave pensar que União vai se salvar sozinha. “Ou nós embarcamos neste bote de salvamento com os estados e municípios, ou a federação se estiola. Portanto, senhor presidente, a comissão mista de deputados e senadores vem em muito boa hora para acompanhar o desdobramento de tudo aquilo que foi ajustado hoje entre o Senado, a Câmara e os Governos Estaduais”, finalizou o senador maranhense.

Ricardo Ferraço
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) felicitou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por resgatar o protagonismo do Senado Federal ao promover o debate entre governadores de estado e do Distrito Federal com deputados e senadores. “Não é sem outra razão, senhor presidente, que a Constituição Federal define e proclama o Senado como a Casa dos Estados. Por que é que temos aqui três representantes por cada Estado? Aqui, no Senado, o meu pequeno, mas forte Estado do Espírito Santo, vale tanto quanto São Paulo, quanto Rio de Janeiro, quanto Minas Gerais. Então, quando V. Exª toma essa iniciativa e convida os nossos Governadores, para que possamos colocar de pé uma pauta, com objeto, isso resgata aquilo que está na essência da nossa atividade parlamentar. Fico entusiasmado e motivado porque V. Exª nos convoca, nos mobiliza para essa tarefa”, saudou Ferraço.
O senador Ricardo Ferraço chamou a atenção de Renan ao dizer que, “na vida, é necessário que tenhamos consciência daquilo que estamos fazendo. Não temos o direito de frustrar, temos o direito de até surpreender”. Ferraço finalizou dizendo que se sente muito confiante, neste momento em que Renan traz, entre outros, dois experientes senadores experientes, como José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR), para formalizarem o resultado do encontro. “Podemos estar colocando de pé uma pauta que possa dar respostas aos nossos Estados, é a manifestação de apoio à iniciativa de V. Exª e a minha confiança de que, agora, possamos levar adiante e, muito mais do que frustrar possamos surpreender com determinação política e tornar efetivo aquilo que estamos há tempos querendo colocar de pé”, concluiu Ricardo Ferraço.

Garibaldi Alves Filho
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) assinalou que a reunião promovida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que contou com a presença dos governadores e parlamentares, foi uma das reuniões mais importantes que já presenciou no Senado. “Se verificou, em primeiro lugar, foi que os governadores mostraram uma união. Afinal de contas, nós poderíamos ter aquela divergência de ordem regional, mas os governadores aqui vieram afinados, absolutamente convergindo para a defesa das mesmas teses. E, diga-se de passagem, não foram defendidas teses, porque tese fica muito no campo acadêmico. Defenderam-se propostas objetivas como aquelas que foram apresentadas pelos governadores”, disse Garibaldi.
Segundo o senador Garibaldi, resta ao Poder Executivo estabelecer uma interlocução para que não tenhamos de um lado o protagonismo do Poder Legislativo e do outro lado o Poder Executivo absolutamente acuado. “Nós esperamos que o Pacto Federativo possa ter agora uma nova modelação, possa ter um diálogo mais produtivo. Saúdo a iniciativa de V. Exª, a colaboração do Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Cunha”, pontuou Garibaldi.

Cristovam Buarque
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também parabenizou o presidente do Senado, Renan Calheiros, pelo evento que reuniu governadores e parlamentares. “Foi realmente foi um grande momento”, definiu. Segundo o senador Cristovam é preciso levar o resultado do encontro adiante. “Nós não precisamos ficar apenas em um evento passageiro. E aí a ideia é discutirmos o federalismo brasileiro, a reconstituição da Federação, e eu sugiro a partir de como resolver problemas específicos. Qual é a melhor organização federativa para termos uma sociedade com boa distribuição de renda entre Estados e Municípios? Qual é a melhor federação para termos um sistema de saúde que funcione? Qual é a melhor forma de organização federal para garantirmos que a criança brasileira tenha uma boa escola, independentemente da cidade onde ela nasceu, sem ela pedir, onde ela mora, sem ela escolher? Eu creio que lutar por um novo Pacto Federativo é algo fundamental para resolver os problemas, para isso tem-se que subordinar a lógica da busca da nova Federação ou de um Pacto Federativo, conforme a solução dos problemas que queremos enfrentar. O Senado, com a sua liderança, está encontrando, está preenchendo uma brecha que outras instâncias das lideranças nacionais não estão conseguindo. E eu espero que possamos cumprir o nosso papel”, salientou Cristovam Buarque.

Lúcia Vânia
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), também cumprimentou o presidente do Senado, Renan Calheiros, pelo evento com governadores e disse que nesta manhã, Renan deixou esta Casa Legislativa animada. “Acho que ali, naquela reunião, nós pudemos mostrar que a União não vencerá essa crise engessando os Estados e esta Casa poderá colaborar enormemente para que os Estados possam sair à frente e ser parceiros da União na superação dessa crise”, disse Lúcia Vânia.
A senadora Lúcia Vânia ressaltou ainda o papel do senador José Serra. “Estive ao lado dele durante toda a reunião, na qual ele dedicadamente anotava o pleito de cada Governador. Ao falar, ele pôde apresentar soluções efetivas. Acho que ele colabora enormemente com esta Casa, dando um tom diferenciado, mostrando objetividade, mostrando, acima de tudo, que nós podemos realmente ajudar a superar essa crise, fazendo proposições e com a independência do Parlamento,” pontuou a senadora Lúcia Vânia. Lúcia Vânia finalizou a felicitação ao presidente do Senado, Renan Calheiros, pela essa nova fase que o Congresso Nacional está vivendo. “Essa independência vai-nos ajudar muito a colaborar com o País e colaborar com a superação dessa crise”, encerrou.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263