Senador Renan recebe líderes da agricultura familiar em Alagoas

O senador Renan Calheiros recebeu nesta segunda-feira (19), na sede do MDB em Maceió, representantes dos agricultores familiares que lhe foram pedir apoio para a adoção de políticas públicas reivindicadas pelo setor.

A reunião contou com a presença da deputada estadual Jó Pereira (MDB), do presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, do presidente da Emater, Elizeu Rêgo, e do O presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão.

A lista de políticas públicas apresentada pelos agricultores ao senador Renan tem cinco pontos principais:

– Lançamento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Estadual;
– Tratores, para que os agricultores possam trabalhar a terra para o plantio das sementes que serão distribuídas pelo governo do Estado;
– Lançamento do PNAE (merenda escolar) em parceria com a Emater, dentro da política de adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar alagoana para se incorporarem ao cardápio das escolas estaduais;
– Entrega de títulos da terra por parte do Iteral aos agricultores da região de Arapiraca; e
– Gestões junto à agência Desenvolve, do governo do Estado, para aporte de mais recursos às cooperativas de crédito que fomentam a agricultura familiar em Alagoas.

Segundo a presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Alagoas (Coopcral), Michele Santos, são mais de cinco mil associados nas três cooperativas de crédito que atuam nas regiões do Agreste e do Sertão de Alagoas. Além da Coopcral, que tem sede em Arapiraca, fazem parte a Coocreal, em Pão de Açúcar e a Coopeagri, no município de Igaci. Ela defendeu um maior aporte de crédito por parte da Desenvolve para as cooperativas.

Já a presidente da Unicafes, Maria José, pediu apoio ao senador Renan para viabilizar ações que considera importantes para os agricultores familiares junto ao governo do Estado. Ela citou a doação de equipamentos como tratores, caminhões-baú com refrigeração, a compra de produtos da agricultura familiar através do PAA e do PNAE estaduais, entre outros. “O agricultor familiar é quem está sustentando os municípios”, disse Maria José.

O senador Renan se comprometeu a continuar apoiando, junto aos governos estadual e federal, os pleitos da agricultura familiar em Alagoas. Nos próximos dias, novas reuniões deverão ser agendadas com o governo do Estado para definir uma pauta positiva para o setor e o atendimento dos pleitos apresentados.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263