Senado aprova aumento em misturas de combustíveis

etanol-bomba-combustivel

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conduziu nesta terça-feira (02) a votação da Medida Provisória (MP) 647/2014 que trancava a pauta de votações do plenário. A MP autorizou o aumento do percentual de adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel, vendido ao consumidor final. O texto recebeu alterações na Câmara dos Deputados e passou a tramitar na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 14/2014.

Na forma original, a proposta tratava do aumento para 6% do percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel. Os deputados incluíram o aumento no percentual obrigatório de adição de álcool anidro à gasolina para 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica. A permissão até agora era de no máximo 25%. O governo fica previamente autorizado a diminuir o percentual da mistura em até 18%.
O texto foi aprovado sem alterações pelos senadores. No caso do biodiesel, desde a edição da MP em maio deste ano, o percentual de 5% havia aumentado para 6% e, de acordo com a nova lei, a partir de 1º de novembro esse valor passa para 7%. A nova lei ainda permite a redução do percentual, até o limite de 6%, pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), caso haja motivo justificado.
Para Renan o projeto é extremamente importante porque o biodiesel deverá ser fabricado preferencialmente a partir de matéria-prima produzida pela agricultura familiar. “Isso foi um pleito do Senado Federal e teve a exemplar relatoria do deputado Arnaldo Jardim”, parabenizou Renan. A matéria foi enviada à sanção da Presidência da República.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263