Renan ressalta contribuição dos Jovens Senadores

unnamed (5)

Renan com a jovem senadora de Alagoas, Taíse Lima dos Santos

O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou nesta terça-feira (18) que o Programa Senado Jovem já resultou em contribuições concretas para os projetos em tramitação no Congresso. Renan participou da sessão especial de eleição da Mesa do Programa Senado Jovem e posse dos Jovens Senadores. Citou como exemplo de contribuição o Projeto de Lei do Senado (PLS) 556/2013, apresentado no ano passado, que concede incentivos fiscais, econômicos e creditícios para o desenvolvimento sustentável.
O PLS foi apresentado mediante trabalho conjunto e participativo dos jovens senadores de 2012 Ana Cristina Pinto (AC), Danilo dos Santos (BA), Douglas Frezza (SC) e Emanuella Silva (PA). De acordo com eles, a deficiência no fornecimento de energia elétrica e de água, no meio rural; e a ocupação e o uso indevido do solo, no meio urbano, geram uma série de problemas. “Entre esses, aqueles decorrentes de uma seca prolongada que resulta, como vimos neste ano em todo o estado de São Paulo, o racionamento de água, com sérios transtornos para a população”, observou Renan.
O programa Jovem Senador, ressaltou Renan, tem o objetivo de despertar participação política com o entrelace de novas gerações e visões de mundo. “Todos sabem que a juventude é o grupo que se renova sempre, que questiona; e que capta e transmite os desejos de mudanças com mais facilidade”, observou.

Outro projeto decorrente do Programa altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para dispor sobre a obrigatoriedade de inserção da Língua Brasileira de Sinais na educação básica. O terceiro projeto, também da área da educação básica, propõe criar o adicional de especialização e de desempenho para os profissionais do magistério público que atuam nesse segmento educacional. Ainda desta área é o projeto que institui atendimento psicológico ou psicopedagógico para estudantes e profissionais da educação.
Renan Calheiros ressalta contribuição dos Jovens Senadores.

A maior parte dos projetos manifestam preocupações com a educação e o meio ambiente. “Com muita satisfação recebemos as propostas de 2013 que já se encontram em tramitação. Duas delas, pela primeira vez na história, entrarão em votação no dia de hoje. Uma das propostas prevê a obrigatoriedade do reforço escolar para alunos que forem identificados com dificuldades até o primeiro trimestre de cada ano letivo. O outro projeto prevê como requisito para funcionamento das escolas a formação de professores de seu quadro docente”, comunicou Renan Calheiros.

O presidente do Senado destacou que a Casa está aberta para novos projetos, com a certeza de que ouvir as demandas dos jovens senadores deste ano irá orientar no atendimento às futuras gerações. “Como disse no ano passado aos jovens senadores que aqui estiveram, esta é uma oportunidade única e especialíssima que devem aproveitar ao máximo. Milhares de jovens gostariam de estar no lugar de vocês agora. Agarrem essa chance usufruindo ao máximo de tudo que o Senado está proporcionando a vocês. Que as suas ideias, força de vontade, empenho, expectativas e sonhos contribuam para fazer um país melhor”, declarou o presidente do Senado.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263