Renan reclama de proporcionalidade na distribuição de medidas provisórias

Durante a sessão plenária deliberativa desta terça-feira (14), o líder do PMDB, senador Renan Calheiros, criticou a organização do Senado e da Câmara, no que tange à distribuição das medidas provisórias.

De acordo com Renan Calheiros, os parlamentares estão recebendo critérios de designação de presidentes e relatores das medidas provisórias, que expõe uma situação absurda do ponto de vista dos cálculos. Isto porque, esclareceu o senador, o PMDB do Senado tem 22 do total de 81 senadores, o que corresponde a 20% da Casa. O PMDB da Câmara corresponde a 12.4% do total de deputados.

O líder peemedebista advertiu que o grande problema está na proporcionalidade. “Para cada relator que o PMDB indicar, o PSDB, o DEM e o PV indicam 12; o PMDB indica 15 e o PT e o PDT indicam 10. Eu não sei quem fez essa proporcionalidade, mas é fabricada e, lamentavelmente, expõe uma contradição, um cálculo sem absoluto critério”, avaliou o senador.

“É preciso evitar essa questão de “jabutis” em medidas provisórias, uma expressão muito usada pela imprensa, e eventuais interesses em relação a isso”, reclamou Renan ao afirmar que, por mais que eu queira ajudar, não vai conseguir, já que o governo colocou o líder (deputado) para distribuir presidências e relatorias das comissões provisórias.

Renan Calheiros lembrou ao presidente da Casa, senador Eunício Oliveira, que, certa vez e com seu apoio à época na condição líder do PMDB, foi estabelecido prazo de oito dias para que os senadores pudessem conhecer as medidas provisórias eivadas de jabutis.

Contudo, ressaltou que como a prática continuou generalizando a política nacional como um todo e rebaixando o processo legislativo ao rés-do-chão, foi estabelecido um critério de pertinência temática e excluídos os jabutis que contidos nas medidas provisórias.

Concluindo sua fala, destacou que “ como Líder do PMDB no Senado esse é o seu papel: defender a participação da bancada na medida da proporcionalidade que ela conquistou nas ruas”.

Em resposta à solicitação de Renan Calheiros, o presidente da Casa determinou que a Secretaria-Geral da Mesa refaça o cálculo para todos os partidos políticos na proporcionalidade das relatorias com base na data do início dessa Sessão Legislativa.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263