Renan propõe a Temer a recriação do ministério da Cultura

1805f4

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), propôs ao presidente da República interino, Michel Temer, a recriação do Ministério da Cultura. A pasta foi transformada em Secretaria, na semana passada, na reforma ministerial promovida por Temer.
“Eu acho que o Ministério da Cultura é muito relevante para ser reduzido a uma Secretaria apenas por questões contábeis e orçamentárias. O Ministério da Cultura não vai quebrar o Brasil”, disse Renan ao acrescentar que a extinção da Pasta pode quebrar o país porque “coloniza a sociedade” e pode significar “um retrocesso”.

O presidente do Senado defendeu uma tramitação célere da Medida Provisória que devolve o status de Ministério à pasta da Cultura.
“Eu me comprometo com a condução do processo, como presidente do Congresso. O importante é que nós contássemos com a simpatia do presidente para a recriação, por defender a evolução do desenvolvimento da Cultura e do Ministério como um definidor de políticas públicas. O presidente Temer disse que vai pensar na proposta”.
Segundo Renan, a mudança de Secretaria para Ministério, pode ser feita pelo próprio Congresso Nacional por meio de uma emenda à Medida Provisória que transforma o Ministério da Cultura em Secretaria, para devolver o status anterior ao órgão.
“Essa transformação, do ponto de vista da sociedade, pode significar um retrocesso e, antes mesmo que isso signifique um retrocesso, é fundamental a recriação deste Ministério”.
“Eu não fiz indicação para o cargo. Eu defendo que a preservação do Legislativo como um poder independente e harmônico, é justamente não participar diretamente de qualquer indicação. Eu apenas defendo a recriação do ministério da Cultura porque conheço a sua relevância e o seu papel para a sociedade”.
Economia
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que vai ter uma nova rodada de conversas com o presidente da República interino, Michel Temer, na próxima semana e que vai receber, na Presidência do Senado, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, para discutir a revisão da meta fiscal.
“O ministro do Planejamento me avisou que o déficit do Brasil já ultrapassa os R$ 160 bilhões. Esse é um argumento definitivo para que nós possamos votar a redução da meta de forma rápida, célere e urgente”, alertou Renan.
Renan disse que vai voltar a se encontrar com os líderes partidários para que seja atualizada a agenda de prioridades. “Nós esperamos, que nos próximos dias, com a indicação do líder do Governo, nós possamos construir uma agenda”, avisou Renan.
“Nós vamos retomar a agenda de prioridades do país e de reformas estruturantes. Nós vamos fazer o nosso dever de casa”, garantiu Renan.
Sessão do Congresso
O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou para a manhã da próxima terça-feira (24) sessão do Congresso Nacional para análise e votação da redução da meta fiscal. “Nós vamos iniciar a sessão na manhã da próxima terça-feira e se for possível a levaremos até o final da semana para concluirmos a votação da matéria”, finalizou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263