Renan entrega Comenda Abdias Nascimento no dia Nacional da Consciência Negra

_JAN3492

Com a presença da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros e do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entregou  a Comenda Abdias Nascimento à lideranças  e artistas negros de todo o País. A comenda faz parte das comemorações do Senado pelo do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, lembrado por Renan como data comemorativa de Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra na Serra da Barriga, em Alagoas.

O ministro Benedito Gonçalves,  militante do movimento negro, Edna Almeida Lourenço, o cantor Martinho da Vila e o ator Milton Gonçalves foram alguns dos homenageados com a comenda.

Renan ressaltou que além do sistema de cotas e do Estatuto da Igualdade Racial, ainda há muito por fazer na luta pela igualdade de direitos de todas as etnias que constroem a nação brasileira. Ele lembrou que a Comenda Abdias Nascimento foi criada no ano passado como mais um instrumento na luta contra a discriminação racial.

Ao analisar a situação expressa em números de pesquisas sociais, Renan destacou: “Só para se ter uma ideia da gravidade deste quadro, a taxa de homicídios de negros no país é de 36 para cada 100 mil pessoas, enquanto que para os não-negros é de 15,2.  São dados preocupantes da pesquisa Vidas Perdidas e Racismo no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada que continuam a merecer uma nossa reflexão e, sobretudo, a ação das autoridades.”

Renan registrou que Abdias Nascimento, nascido em 1914, foi exilado em 1968 e voltou ao Brasil em 1983.   Durante o exílio, Abdias Nascimento viveu nos Estados Unidos e em alguns países africanos, onde consolidou seus ideais libertários, tendo proferido palestras, seminários, e cursos em várias universidades no mundo.

Abdias ganhou vários prêmios internacionais pelo seu engajamento na causa racial e chegou a ser lembrado para receber o Prêmio Nobel da Paz.

“Mais importante do que todas as honrarias, Abdias Nascimento é motivo de orgulho para todo o povo brasileiro pelo seu engajamento político a favor dos afrodescendentes, tal como  também é Pelé, no futebol; Aleijadinho, na escultura, e Machado de Assis, na literatura”, declarou Renan Calheiros.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263