Renan e Temer discutem teto dos gastos públicos

1606f7

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse aos jornalistas, no início da tarde desta quarta-feira (15), que se reuniu, na noite de ontem (14), com o presidente da República, em exercício, Michel Temer para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vai rever o teto dos gastos públicos do governo. “Foi uma conversa muito boa”, disse Renan.

Segundo Renan, a conversa tratou do “desamarrar dos pés da economia” e do fim a recessão econômica para fazer o país voltar a crescer. “Durante cinquenta anos, a economia brasileira foi a que mais cresceu no mundo. Isso é a vocação do Brasil. Então nós vamos fazer o que pudermos para o país voltar a crescer”, destacou Renan.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, voltou a defender que, neste momento de transitoriedade, o país sai de um período de ajuste fiscal muito forte. “Quando você compatibiliza um momento de ajuste fiscal com recessão da economia, a tendência é a crise se agravar”, alertou Renan, que completou: “essas mudanças fundamentais, que significam o aprofundamento do ajuste, poderiam ser transferidas para depois da decisão definitiva do Senado sobre o impeachment da presidente Dilma Roussef”.

Segundo Renan, a proposta de emenda à Constiuição que controla os gastos públicos vai ser aprimorada no Congresso Nacional e servirá de referência. “Nós não podemos perder as referências, conceder um aumento de R$ 67 bilhões a servidores e negar incentivos à micro e pequenas empresas. Ainda mais num um ano em que 150 mil microempresas saíram do Supersimples por inadimplência. Nós temos que repor a diferença e isso significa dar racionalidade ao gasto público”, argumentou Renan.

Questionado sobre estar se distanciando do Governo Federal ao pautar o projeto que trata do Supersimples, Renan respondeu que o Congresso e o Governo estão cada vez mais próximos. “Eu vou ter com o presidente Temer a mesma relação institucional que tive com a presidente Dilma. Eu vou construir a convergência para ao que for de interesse nacional, e, dessa forma, irei cumprir com a minha parte e fazer o meu papel”, finalizou Renan.

Lei de Responsabilidade das Estatais

Sobre a Câmara dos Deputados ter flexibilizado o Projeto de Lei do Senado (PLS) n: 555/2015 – PL 4.918/2016, na Câmara – , conhecido como Lei de Responsabilidade das Estatais, que estabelece regras para a gestão de empresas como Petrobras e Banco do Brasil, além de e define critérios para a nomeação de seus dirigentes, o presidente do Senado respondeu que o Senado quis “botar o dedo na ferida” e dar uma resposta à sociedade.

“A tendência do Senado, com essa matéria tramitando terminativamente aqui, é repor tudo o que a Câmara rejeitou, para que nós tenhamos critérios indiscutíveis com relação ao preenchimento dos cargos das estatais. Cabe ao Senado Repor a linha mestra do parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que foi brilhante e consentâneo com a necessidade que nós vivemos hoje no Brasil ”, alertou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263