Renan diz a Temer que vai manter isenção até o fim do processo

2804f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avaliou como positiva a reunião que manteve com o vice-presidente da República, Michel Temer. Renan qualificou a conversa como “institucional” e assegurou que vai manter a isenção durante todo o processo de análise da presidente da República, Dilma Rousseff.
“Eu falei para ele da isenção do presidente do Congresso Nacional. O presidente tem que demonstrar isenção, sobriedade, sem ter lados, senão você perde a interlocução. É preciso conservar essa posição. O vice-presidente sabe que tenho compromisso com o aumento da previsibilidade política e constitucional”, afirmou.

Novas eleições
Renan Calheiros também enfatizou que não acredita em alterações constitucionais, nesse momento, para viabilizar uma nova eleição direta para a presidência da República.
“Qualquer cenário que signifique alterar a Constituição é muito difícil, estamos vivendo um momento de crise, de conturbação política, econômica, mudar a Constituição, nesse momento, ter 3/5 dos votos na Câmara e no Senado é meio difícil”, explicou.
Ocupação de Cargos
Durante a conversa com Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, alertou que é preciso superar a pauta de cargos.
“Ele concorda com a necessidade de superarmos essa pauta de ocupação de cargos, isso é uma coisa que está sendo contrariada pela sociedade brasileira. A virada que este momento pode ou não possibilitar requer uma qualificação dessa pauta, por isso é fundamental discutir cenários, a necessidade de fazer mudanças, reformas institucionais, resolver essa questão do Banco Central , se vamos ter um Banco Central independente ou não. Se vamos fazer a reforma política, a reforma fiscal, quais mudanças virão ou não virão, isso é que tem que dominar o noticiário do dia a dia.
Renan garantiu ainda que não irá participar da escolha de integrantes do possível novo governo, como forma de manter a isenção do cargo que ocupa.
“Eu vou ter, como presidente do Senado, a mesma relação com o novo governo, se for o caso, que tive com a presidente Dilma. Eu entendo que é incompatível participar da formação de governo sendo presidente do Senado”, argumentou.
Reforma Política
Renan Calheiros comentou ainda que há uma convergência entre os partidos para a necessidade da reforma política.
“Eu acho que essa é a melhor resposta que todos podemos dar para essa dramática circunstância nacional”, declarou.
Revisão da Meta
O presidente do Senado afirmou que o Congresso deverá se reunir em breve para votar a revisão da meta fiscal de 2016.
“O vice-presidente sabe que o Congresso Nacional, a Câmara e o Senado não faltarão com o Brasil. Tão logo haja necessidade de convocarmos o Congresso para votar a alteração da meta, nós o faremos”, concluiu.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263