Renan: devolução de MP não é decisão contra ninguém, mas a favor do Congresso

unnamed (11)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), afirmou nesta quinta-feira (5) que a devolução ao Poder Executivo da medida provisória que reduz a desoneração da folha de pagamento de 56 segmentos da economia (MP 669/2015) não foi “uma decisão contra ninguém, mas a favor do Congresso Nacional e da democracia no Brasil”.
Ao justificar a devolução da MP, Renan argumentou, na terça-feira (3), que a medida não pode ser considerada urgente, uma vez que a criação ou elevação de tributos têm prazo de 90 dias para entrar em vigor. Além disso, criticou duramente o excesso de medidas provisórias.
Comentando o assunto, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que Renan lhe dá motivos para acreditar que está defendendo a instituição republicana e política do Congresso Nacional. A senadora gaúcha lembrou que não votou nele para presidente do Senado.
O senador Telmário Mota (PDT-RR) também parabenizou Renan pelo comunicado e disse que “Legislativo forte é Legislativo independente”.

Discurso de Serra
Ainda na sessão desta quinta-feira, Renan elogiou discurso do senador José Serra (PSDB-SP), na sessão plenária de quarta-feira (4), em que foi feita uma avaliação crítica da situação econômica do país em decorrência dos governos do PT.
De acordo com o presidente do Senado, o discurso de Serra foi “oportuno, verdadeiro e brilhante”, destacando-se num momento em que a política é tão criticada. Para Renan, Serra é “um dos maiores ativos da política brasileira” e “um grande exemplo” para o Senado e o país.

PEC da Bengala
O presidente do Senado também comemorou a aprovação em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleva a idade da aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos demais tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União. Essa proposta é conhecida como PEC da Bengala.
— Ela é altruísta e não se reveste de casuísmo – declarou Renan, lembrando que o Senado aprovou a proposta em 2006, quando presidia a Casa.
Renan também afirmou que é “uma vitória da sociedade” a aprovação, justamente no mês da mulher, do projeto que prevê a figura do “feminicídio” como qualificador para o crime de homicídio. O PLS 292/2013 já foi enviado à sanção presidencial.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263