Renan comemora resultado das urnas e alerta para necessidade de reforma política

renan-discursa-plenario003_Foto-marco-oliveira-2

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi à tribuna nesta terça-feira, 7, para comemorar o resultado das últimas eleições, quando mais de 140 milhões de brasileiros foram às urnas escolher seus representantes. No discurso, Renan destacou a eficiência do sistema de votação e o amadurecimento da democracia brasileira.

“É com muita honra e sentimento de dever cumprido que ocupo esta tribuna para celebrar a grande festa da democracia, quando milhões de brasileiros foram às urnas escolher seus representantes de forma direta, ordeira e madura. Nossa democracia, apesar de jovem, já apresenta a robustez das nações mais tradicionais do planeta”, afirmou Renan.

Renan Calheiros (PMDB-AL) também registrou a eleição de Renan Filho como governador de Alagoas. “Quero fazer um agradecimento muito especial. Uma homenagem sincera ao povo de Alagoas que confiou e apostou na renovação que será conduzida a partir de janeiro de 2015, pelo governador Renan Filho, eleito com quase 53% dos votos válidos, exatos 670 mil e 310 votos, uma frente de mais de 235 mil votos a mais do que o segundo colocado. Compreendam esse meu registro. Como pai todos devem avaliar meu orgulho e que Deus o ilumine neste novo desafio. Desejo a ele exatamente o que desejo aos demais governadores, que tenham êxito em suas gestões e consigam concretizar os compromissos assumidos durante a campanha”, enfatizou Renan.

O presidente do Senado exaltou, ainda, o desempenho do PMDB nas urnas, que garantiu ao partido a maior bancada do Senado, o maior número de deputados Estaduais, a segunda bancada da Câmara dos Deputados, além do maior número de prefeitos e de vereadores. “Os resultados não poderiam ser mais confortáveis e mais auspiciosos, apontando que o PMDB fez a escolha correta ao apoiar um projeto que transformou o Brasil e que recolocou o País no rumo do crescimento econômico, da distribuição de riquezas e da diminuição da pobreza”, afirmou.

O desempenho da legenda, de acordo com Renan Calheiros, mostra que, no futuro, é natural que o PMDB tenha um candidato à presidência da República. “São números superlativos que impõem ao partido e às suas lideranças uma sincera reflexão sobre um projeto próprio de poder em 2018. O bom desempenho do PMDB neste pleito reforça uma evolução, uma trajetória de sucesso. O eleitor vem, sistematicamente, reposicionando o PMDB no centro das grandes decisões nas três esferas do poder”, ressaltou o presidente do Senado.

Reforma política
Ao encerrar o discurso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez uma defesa da reforma política. Ele lembrou que o texto chegou a ser aprovado pelo Senado, mas não avançou na Câmara. “Precisamos de regras claras para o financiamento, o fim das coligações proporcionais e outras inovações que irão nos tirar da idade da pedra no tocante a legislação político-partidária. Esta reforma é inadiável e assumo o compromisso público de tratá-la como tema prioritário no Congresso Nacional”, afiançou Renan.

Aposentados
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também manifestou no Plenário a necessidade de recuperar o poder de compra dos aposentados que ganham além de um salário mínimo. “Precisamos discutir com a presidente Dilma, uma saída para essa situação, sem que traga impacto significativo às contas públicas”, alertou.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263