Renan classifica presença de Dilma na abertura dos trabalhos legislativos como sinal de abertura ao diálogo

020116f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comentou nesta segunda-feira (1º) a possibilidade de a presidente da República, Dilma Rousseff, comparecer à solenidade de abertura da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura, marcada para a tarde desta terça-feira, no plenário da Câmara dos Deputados.

“Amanhã nós vamos fazer a reabertura do ano legislativo. Eu me reuni mais cedo com a presidente Dilma Rousseff e ela sinalizou que viria ao Congresso Nacional. A vinda da presidente seria um gesto significativo e uma oportunidade para que nós possamos discutir os rumos do país nesse ano que se apresenta com as mesmas dificuldades do ano que passou. Ao vir, a presidente demonstra que quer conversar.”, disse Renan Calheiros.
No início desta noite, foi anunciada a possibilidade de Dilma Rousseff, acompanhada de ministros de estado, trazer pessoalmente a mensagem presidencial para 2016, documento que todos os anos é trazido e lido durante a sessão pelo ministro-chefe da Casa Civil. O objetivo da presidente da República seria pedir colaboração dos deputados e senadores para votar matérias consideradas importantes e com impacto na área econômica e tratar sobre as ações governamentais de combate às endemias como a dengue e o zika vírus.
Há a possibilidade de a presidente abordar a necessidade de aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e a recriação da CPMF. Mais cedo, os governadores e vice-governadores reunidos com o presidente Renan Calheiros, pediram ajuda do Senado para incluir na proposta que trata da DRU em tramitação na Câmara, um mecanismo de desvinculação das receitas dos estados. A DRU é um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263