Projetos aprovados no Senado e parados na Câmara são reclamados por Renan, que recebe a solidariedade dos senadores em plenário

plenário

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), citou hoje no Plenário uma lista de projetos já aprovados no Senado e que estão parados na Câmara dos Deputados. Há alguns meses Renan Calheiros vem cobrando agilidade da Câmara dos Deputados na análise das matérias enviadas para a aquela Casa, que tem por obrigação constitucional revisar projetos de iniciativa do Senado ou que tenham sido alterados pelos senadores.

 

Renan respondeu a uma declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), nesta terça-feira (12), ao ser questionado sobre a votação da proposta que acaba com o voto secreto nas decisões do Parlamento. Alves disse acreditar que existe um “jogo de empurra” entre as Casas Legislativas.

“Não se pode falar em jogo de empurra. O que não é correto é o Senado estar pagando pelo que não deve, absolutamente. Nós aprovamos aqui a PEC do Senador Jarbas Vasconcelos dizendo que, quando houvesse decisão do Supremo transitada em julgado, inclusive com perda de direito político, não haveria necessidade de fazer esse julgamento”, lamentou. Renan lembrou-se de uma proposta que está parada na Câmara há 60 dias e que se tivesse sido aprovada imediatamente, evitaria o julgamento de parlamentares como Natan Donadon, condenado pelo STF e absolvido na Câmara no final de agosto.

Os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Wellington Dias (PT-PI), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Mário Couto (PSDB-PA), pediram aparte para reconhecer o trabalho do presidente do Senado, Renan Calheiros, na votação de projetos “importantes para a sociedade”. “Estou aqui enaltecendo a liderança de Vossa Excelência em incorporar uma agenda positiva para o Senado”, afirmou Ricardo Ferraço.

 Senadores Renovam apoio a Renan e reclamam da pouca agilidade legislativa da Câmara dos Deputados

Vários senadores pediram aparte para reconhecer o trabalho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na votação de projetos “importantes para a sociedade”. Renan respondeu em Plenário, nesta quarta-feira (13), às declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de que as Casas do Congresso estão fazendo um “jogo de empurra” na deliberação projetos. Renan leu uma lista de 29 projetos já aprovados na Casa e que aguardam deliberação na Câmara dos Deputados.

Ricardo Ferraço: comércio eletrônico está há um ano na Câmara
Para o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) o trabalho de Renan Calheiros se reflete numa “agenda positiva” para o Senado. “O voto aberto, que é uma declaração em favor da transparência”, ponderou. Ferraço lembrou ainda que o projeto sobre o comércio eletrônico aguarda votação na Câmara há quase um ano.

Wellington Dias: lamento que uma das Casas não possa reconhecer o óbvio
O senador Wellington Dias (PT-PI) fez um aparte ao senador Renan Calheiros para dizer que a bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado reconhece o esforço do presidente em trabalhar uma pauta positiva. “E eu lamento muito, também, que o presidente de uma das Casas possa não reconhecer o óbvio. Exatamente todo esse esforço aqui trabalhado”, afirmou o líder do PT no Senado.

Randolfe Rodrigues: nós não temos tido a reciprocidade
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse acreditar ser totalmente “injusta” a observação de um jogo de “empurra-empurra” e que muitos projetos já foram enviados nos últimos meses à Câmara. “De fato, nós não temos tido a reciprocidade. De fato, até em relação a essa matéria do voto secreto, senhor presidente, quem primeiro se manifestou sobre esse tema não foi de lá para cá, foi daqui para lá”, ponderou.

Mário Couto: Renan tem postura democrática
O senador Mário Couto (PSDB-PA) manifestou seu apoio ao presidente Renan Calheiros por ter colocado em votação, desde que assumiu a Presidência, assuntos que aguardavam votação há muito tempo sempre com uma “uma postura democrática”. “Agrade a uns, desagrade a outros, mas V. Exª tem tido essa

 

 

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263