O Brasil não pode dar errado novamente, diz Renan

1905f1

Nesta quinta-feira (19), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), discutiu com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, a realidade econômica do país e a formação de uma parceria para agilizar a votação de propostas que o governo deverá enviar ao Congresso. Participaram do encontro na presidência do Senado, as senadoras Simone Tebet (PMDB-MS), Ana Amélia (PP-RS), Lúcia Vânia (PSB-GO), e os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), José Maranhão (PMDB-PB), Cidinho Santos (PR-MT), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Dário Berger (PMDB-SC), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Zeze Perrela (PTB-MG).

“Nós comunicamos ao ministro do Planejamento o que já havíamos comunicado ao presidente da República, que é a disposição do Senado Federal em colaborar com o Brasil. Há um sentimento, que nós captamos por onde nós andamos, de que o Brasil não pode dar errado novamente. Então nós precisamos colaborar com saídas. Não podemos desfazer esse capital político que está sendo acumulado pelo novo governo e precisamos tocar rapidamente uma agenda de mudanças para que o Brasil saia desta situação”, defendeu Renan.

Romero Jucá reconheceu que o primeiro desafio do governo é aprovar, na próxima semana, a nova meta fiscal, mas disse que o número que o governo vai encaminhar ao Congresso ainda não está fechado. O ministro explicou que a equipe econômica avalia questões em aberto, como o impacto da não apresentação do balanço da Eletrobrás e a renegociação das dívidas dos estados, inclusive no que diz respeito à substituição dos juros compostos por juros simples no cálculo dos montantes.

“O número do déficit desse ano não está fechado ainda porque nós queremos apresentar um número verdadeiro. Uma das críticas que eu pessoalmente fazia, há vários anos, ao governo que saiu, era exatamente essa maquiagem de números. Eu acho que a primeira posição para se resolver problema é reconhecer a verdade e a verdade dos números será apresentada ao país na próxima segunda-feira”, anunciou Jucá.

“É fundamental que o governo tenha rapidamente esse diagnóstico para que nós tenhamos um número verdadeiro para reduzir na meta fiscal. Para não fazermos o que fizemos nas últimas reduções. Nós temos que reduzir, mas com a certeza de que aquela redução é real, é verdadeira, é concreta” completou Renan ao confirmar que vai fazer um esforço para que, na próxima terça-feira (24), os parlamentares votem a revisão da meta em sessão do Congresso Nacional.

Segundo Jucá, outros projetos de interesse do governo estão sendo discutidos com cada ministro, que está “tomando pé da situação”, na expectativa de melhorar a economia, diminuir o endividamento do estado e reduzir o desemprego. O ministro afirmou que para aquecer os investimentos, deverão ser feitas novas concessões e parcerias público privadas.

Renan Calheiros disse que o Senado está mobilizado e vai ajudar de maneira suprapartidária na construção de saídas que colaborem com a expectativa positiva da sociedade na retomada do crescimento econômico. A intenção do presidente é recolher as prioridades das lideranças partidárias e do governo para estabelecer um calendário legislativo.

“O governo está assumindo. Nós, na terça-feira, tivemos o primeiro dia útil depois daquela noite longa [aprovação da admissibilidade do processo de impeachment] de modo que é preciso ter um pouquinho de calma para que o governo conclua o seu diagnóstico e apresente as saídas. Do ponto de vista do Congresso, nós já temos muitos indicativos. Eu vou reunir os líderes e atualizar essas prioridades para que nós possamos ter uma agenda robusta, cobrada pela sociedade, que colabore com o Brasil”, assegurou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263