“Melhorar educação é desafio de todos nós”, diz Renan

1504f2

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu na manhã desta quarta-feira, (15), a visita do ministro da Educação, Renato Janine. Durante a reunião, ele apresentou um panorama da situação atual do ensino público brasileiro e destacou os principais programas do governo como o Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Renato Janine alertou que uma das metas do governo é alcançar um quadro de 18 milhões trabalhadores qualificados. O ministro também comentou as alterações no Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa que financia a educação superior de estudantes em instituições particulares. No ultimo mês de março, a nota mínima no ENEM como condição para a concessão dos empréstimos aumentou e passou para 450 pontos. A previsão é de que,o governo consiga expandir ainda mais os contratos de financiamento do FIES. A expectativa é de que mais 260 mil alunos possam ser atendidos.
O presidente Renan se colocou à disposição para as demandas do ministério. Ele destacou os avanços que estão sendo feitos na área da educação em Alagoas e lembrou que o estado tem em funcionamento uma escola tida como referência para todo o Brasil, o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), modelo inspirado no educador Anísio Teixeira e que concentra várias atividades educacionais.
Renan Calheiros também alertou para a importância do programa de interiorização das universidades. Ele lembrou a instalação do campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no município de Porto Calvo, como um avanço no acesso ao ensino superior.
Ao encerrar, a audiência, Renan disse ao ministro que o Senado terá um canal permanente de dialogo com o MEC. “O desafio de melhorar a educação é de todos nós”, enfatizou.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263