Comissão especial do Impeachment

 

2603f1

O plenário do Senado elegeu nesta segunda-feira (25) os 21 integrantes da comissão especial responsável pela análise do processo de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff. Os senadores foram eleitos em chapa única, como estabeleceu o Supremo Tribunal Federal (STF).

A primeira reunião do colegiado está prevista para o dia 26, quando deverão ser eleitos o presidente e o relator da comissão.

O relator terá prazo de dez dias uteis para se manifestar sob admissibilidade do processo contra a presidente. O parecer será submetido ao plenário do Senado. São necessários os votos de pelo menos 41 dos 81 senadores para que o processo seja aberto e a presidente Dilma afastada do cargo por até 180 dias. Após esse período, a comissão continuará os trabalhos.

Durante a segunda fase do processo, caso o processo seja aberto, os trabalhos deverão ser dirigidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. Para aprovar o impeachment definitivamente são necessários 54 votos dos 81 senadores.

Questão de Ordem

Em plenário, o senador João Capiberibe (PSB-AP), apresentou questão de ordem para que, também, fosse aberto processo de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer. Ele argumentou que a presidente e o vice-presidentes da República foram eleitos na mesma chapa. O senador citou decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello pedindo que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abra processo contra Temer.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou prosseguimento da questão de ordem, ressaltou que os atos praticados por autoridades são distintos. Renan Calheiros lembrou, ainda, que o Senado irá fazer sua parte. “ Vamos cumprir o Regimento, o que determinou o Supremo Tribunal Federal e não colaborar com prejulgamentos, isso pode agravar a crise econômica”, alertou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263