MOVIMENTOS CONTRA A CRISE

É inquestionável que purgamos a maior crise política da história recente. Apesar disso, o Senado Federal mantém a rotina de aprovar projetos importantes para sociedade. No ápice da turbulência aprovamos mais de 15 projetos nas últimas semanas. Entre eles a lei que acaba com o aparelhamento político-partidário dos conselhos e diretoria dos fundos de previdência.

Os fundos somam hoje prejuízos de R$ 46,6 bi, o que está obrigando os trabalhadores a pagar mais, além de ver seus benefícios reduzidos. Além de regras novas, o projeto estabelece quarentena para dirigentes com funções em governos e estabelece que a composição da diretoria executiva se dará por meio de processo seletivo.

O projeto estabelece, ainda, mecanismos de fiscalização e punição de gestores que praticarem atos que resultem em prejuízos para a poupança dos trabalhadores, passando por cima de pareceres técnicos. É uma lei para proteger os direitos preciosos dos trabalhadores e os recursos por eles poupados durante toda vida.

Se aprovada na Câmara, a nova lei também vedará o exercício de atividade político-partidária a qualquer conselheiro ou diretor durante seus mandatos, e fixará uma quarentena partidária prévia de 24 meses e de 12 meses ao término do mandato dos conselheiros.

Outro projeto aprovado pelos senadores foi a Lei Complementar, que busca evitar a punição de prefeitos com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000) em casos de redução de recursos por razões externas.

A proposta integra a Agenda Brasil, uma série de projetos reunidos por nós para impulsionar o desenvolvimento nacional. O projeto veda a aplicação de sanções ao município que ultrapassar o limite para a despesa total com pessoal em dois casos. O primeiro é quando isso ocorrer por conta da diminuição do valor das transferências do Fundo de Participação dos Municípios decorrente de isenção tributária praticada pela União. O segundo caso é quando houver redução das receitas recebidas de royalties e participação especial.

Muitas cidades brasileiras vivem quase exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios e os prefeitos acabam sendo punidos por ações de desoneração do governo federal. Um exemplo dessas desonerações são as que atingem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), uma das bases do FPM. Trata-se de uma justa medida para aliviar a dramática situação dos municípios brasileiros.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263