Economia

 

 

 

 

 

Em Alagoas o setor de serviços, segundo dados do IBGE, corresponde a 60,7% da economia, boa parte apoiada nas atrações do turismo. A indústria responde por 30,9%. Apesar de ser um estado conhecido pelas grandes plantações de cana destinadas à agroindústria do açúcar e do álcool, a agropecuária responde por 8,4% da economia.

Pobre e de baixa mecanização, a indústria sucro-alcooleira depende das grandes plantações de cana-de-açúcar, que se estendem do litoral à Zona da Mata. O maior produtor de cana do Nordeste, com cerca de 28 milhões de toneladas, Alagoas só fica atrás de São Paulo no ranking nacional. Quase 90% da exportação do estado sai dos canaviais, 75% em açúcar, 17% em etileno. Além da cana-de-açúcar, sobressai a produção de fumo, coco, algodão, arroz, feijão, milho, mandioca, mangaba, laranja, abacaxi, banana e leite.

MINÉRIOS
Com uma produção de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, dissociado do petróleo, por dia, Alagoas abastece por meio de gasodutos os Estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco. Para o consumo interno, o gás é destinado à Indústria Química Braskem e ao abastecimento residencial na Capital, além da comercialização para o abastecimento veicular em Maceió e nas cidades com população acima de 50 mil habitantes.
Alagoas também possui a jazida de sal-gema com o maior teor de pureza entre as seis jazidas detectadas no país com valor comercial.

Extraída em minas localizadas a mil metros de profundidade na área de mangue em torno da Lagoa do Mundaú, que banha Maceió, o sal-gema é conduzido através de dutos subterrâneos para a unidade beneficiadora da Braskem, localizada no Pontal da Barra, à margem do Oceano Atlântico e onde, depois de beneficiada, é transportada por navios para o mercado externo e interno.Depois de beneficiado, o sal-gema se decompõe em Cloro, Hidrogênio e Soda Cáustica. Misturado ao Eteno, o Cloro produz o PVC ( Policloreto de Vinila ) e o MVC ( Monocloreto de Vinila ) que já estão sendo beneficiados em Alagoas e exportados como matéria-prima para a fabricação de plásticos leves ( MVC ) e resistentes (PVC).

AÇÚCAR E ÁLCOOL
Embora possua solo propício à produção da cana-de-açúcar, o que permite manter Alagoas como o segundo maior produtor do país, a geografia tem limitado a expansão comercial devido ao encarecimento do custo com a mão-de-obra empregada no corte da cana. Isto levou à retração do plantio, mas, ainda assim, não reduziu a importância de Alagoas como produtor da matéria-prima e de derivados ( açúcar e álcool ).
O principal suporte de apoio à industria canavieira é a Universidade Federal de Alagoas, que herdou toda a estrutura montada pelo extinto Instituto do Açúcar e do Álcool ( IAA ) e, em função disso, tem conseguido resultados bastantes promissores nas pesquisas de melhoramento da cana-de-açúcar que é beneficiada em todo o país, e especialmente, em São Paulo. Trata-se da modalidade de cana conhecida como BR, que tem teor de sacarose elevado e é mais resistente às pragas.
Alagoas produz petróleo e gás natural. Também se destacam o pólo cloroquímico, a produção de alimentos, de tecidos e de vestuário.

Trigo e fertilizantes são os principais produtos importados. Mas o estado de Alagoas ainda é pobre, com renda per capita de 2.275 reais, menos da metade da média do país.

 

 

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263